Quem tem uma drogaria sabe que as ideias de inovação são sempre muito bem-vindas, afinal, a concorrência está cada vez maior, não é mesmo? Contudo, muitos comerciantes caem no erro de pensar que inovar é sinônimo de ações mirabolantes e preferem não arriscar.
Se esse é o seu caso, saiba que renovar um empreendimento é mais simples do que você imagina! Para te ajudar a aumentar as vendas, separamos 5 dicas sobre inovação para você implementar em sua drogaria hoje mesmo. Acompanhe!
1. Conheça o seu cliente
Pode parecer óbvio, mas muita gente ignora a importância de conhecer bem os clientes.
Você realmente sabe quem é o seu público-alvo e quais são seus hábitos de consumo?
Se a resposta for não, está na hora de mudar a sua estratégia. Para começar, crie o hábito de perguntar no caixa se o seu cliente encontrou tudo que ele estava precisando ou se sentiu falta de algum produto.
Considere também elaborar um pequeno questionário e oferecer descontos para quem respondê-lo, assim, você conhecerá melhor em quais produtos investir.
2. Siga as tendências
Ao contrário do que acontecia no passado, ir a uma drogaria hoje é sinônimo de encontrar quase tudo o que precisamos.
Por isso, é importante ficar atento ao mercado como um todo e analisar o que é tendência em seu segmento.
Por exemplo, você sabia que o low poo está na moda? Se não sabe nem o que é isso, saiba que trata-se de uma técnica de cuidados com os cabelos, em que os usuários utilizam produtos sem alguns elementos químicos, como sulfatos e petrolatos.
Se você vende cosméticos na sua farmácia, é interessante conhecer esse tipo de novidade.
Além de investir em produtos específicos, uma dica é treinar algum de seus funcionários para tirar possíveis dúvidas dos clientes.
3. Invista em ofertas do dia
Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Caprichar em uma boa oferta fará você atrair muitos clientes para a sua drogaria.
Dependendo do tamanho da sua empresa, você poderá criar ofertas diárias, semanais ou mensais.
É importante destacar que os descontos devem ser realmente atrativos se o seu objetivo for atrair os consumidores. Por isso, nada de promoções enganosas, ok?
Outra opção que costuma trazer muito resultado é realizar, anualmente, a comemoração do aniversário da drogaria.
Você poderá separar uma semana (ou até mesmo um mês) do ano com descontos imperdíveis em toda a farmácia.
4. Crie um programa fidelidade
Basicamente, um programa fidelidade é uma ação feita para premiar clientes que costumam comprar com certa frequência na empresa.
Ao atingir uma determinada pontuação, eles poderão retirar prêmios, que podem ser descontos ou produtos grátis.
Criar um desses programas em sua drogaria é uma ótima tática para fazer a sua empresa sair na frente da concorrência.
Você poderá, por exemplo, adotar uma promoção em que o cliente ganhe um desconto de “x” reais na compra de dez produtos do setor de cosméticos.
5. Utilize a tecnologia ao seu favor
Atualmente, não dá para ficar de fora das novidades tecnológicas. Portanto, utilize-as ao seu favor! O seu público-alvo consome muito a internet? Então, que tal compartilhar o seu sinal de Wi-Fi com seus clientes e informá-los da novidade?
Uma boa escolha é investir em softwares específicos para drogarias.
Com eles, é possível facilitar a organização do seu estoque, auxiliar na gestão financeira, ter um maior controle de clientes, dentre outras funções.
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