O trabalho de gerir um negócio não é tarefa fácil. Nessa posição, é importante contar com métodos e tecnologias que auxiliem a lidar com toda a equipe, as estratégias de venda, a gestão do estoque e várias outras atribuições. Saber como anda o desempenho de negócio é fundamental para definir táticas que permitam o alcance de resultados positivos.
Entre os instrumentos fundamentais estão os indicadores de vendas, que permitem mensurar e acompanhar o desempenho da equipe comercial. Eles são essenciais, pois demonstram de maneira clara o rumo das ações a serem tomadas para o desenvolvimento e assertividade na estratégia de vendas.
Confira, neste artigo, os principais indicadores de vendas para auxiliar no acompanhamento do seu negócio. Boa leitura!
5 principais indicadores de vendas que você deveria conhecer
1. Valor de venda
Esse é um dos indicadores de vendas mais simples e consiste, basicamente, em avaliar o valor de cada venda feita. Se você levar apenas em consideração o número de pedidos fechados, isso gera valores “falsos”, que não demonstram o desempenho real no valor de vendas. Por exemplo, você pode ter 150 compras fechadas de R$ 100,00, que até pode soar interessante mas que é inferior a um cenário com 90 pedidos fechados de R$ 200.
Dessa forma, você leva em consideração o valor e não apenas a quantidade das vendas. Isso proporciona os números que podem revelar se a estratégia de vendas está sendo eficiente, se os clientes encontram tudo o que precisam em sua loja, entre outras conclusões. Isso impacta na definição do modelo de abordagem de vendas e possíveis promoções e facilidades aos clientes.
2. Lucratividade
Dentre os indicadores de vendas, a lucratividade é, sem dúvidas, um indicador muito importante. Quando existe margem de lucro, é possível investir no aprimoramento da equipe e adquirir novas tecnologias, como um sistema para gestão do estoque e vendas.
Você obtém o valor percentual de lucratividade fazendo a divisão do faturamento líquido pelo faturamento bruto dividido por 100. No comércio, o percentual considerado bom é a partir de 8% — ou seja, a cada R$ 100 em vendas e após o pagamento de todas as despesas e impostos, você deve ter, no mínimo, R$ 8 de lucro.
De acordo com a prioridade de monitoramento desejada, o resultado pode ser verificado de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Assim, você tem um controle do andamento financeiro e, de acordo com os resultados obtidos, poderá tomar decisões relacionadas à sua base de faturamento.
3. Ticket médio
Devido ao modelo de negócio característico do segmento varejista, o ticket médio é um indicador muito utilizado nesse setor. Por meio dele, você consegue compreender como ocorre o processo de vendas da sua empresa, verificando a média de valores que são gastos pelos clientes.
Mediante a divisão do valor total de vendas em um determinado período (podendo ser em dias, semanas, meses ou anos) pela quantia de vendas realizadas, você obtém o valor médio de vendas. Além disso, é possível separar os valores desse indicador de dois modos:
3.1. Ticket médio baixo
Caso o valor encontrado seja considerado baixo, as estratégias deverão ser aplicadas aos controles, redução de custos e na execução de um volume maior de vendas. Farmácias, por exemplo, tendem a ter um grande volume de consumidores. Assim sendo, em diversas situações é necessário realizar investimentos em propaganda para melhorar as vendas sobre a concorrência.
3.2. Ticket médio alto
Quando o valor é alto, as estratégias devem ser focadas no desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos e personalizados para os clientes. O atendimento também deverá estar alinhado com o nível necessário exigido pelos novos serviços criados. Dessa forma, os investimentos serão voltados para o relacionamento com clientes por meio de ações de marketing direcionado.
Logo, de acordo com o valor obtido pelo ticket médio, você terá um direcionamento para que tipo de investimento estratégico deverá ser tomado para o bom andamento do fluxo de trabalho e o rendimento das vendas para a empresa.
4. Número de vendas
Acompanhar o número de vendas é uma prática comum, porém normalmente feita de maneira limitada. Muitos gestores acompanham suas vendas apenas para saber se há (ou haverá) dinheiro em caixa para pagar suas despesas. Embora isso não signifique que esse tipo de controle seja desnecessário ou irrelevante, o número de vendas pode trazer muitos outros dados para a gestão do seu negócio.
Esse indicador permite prever o faturamento para os próximos períodos, facilitando a programação da compra de produtos para a reposição de estoque. Dessa forma, é distribuído para os meses seguintes as compras necessárias, de acordo a previsão de vendas.
Assim, a partir disso, se torna possível a prevenção em relação a variação de vendas devido a formas de pagamento, promoções, sazonalidade etc. Lembrando que a qualidade do atendimento aos clientes também influencia no resultado da quantidade de vendas.
5. Ciclo de venda
O ciclo de vendas possibilita analisar as fases necessárias e previsíveis para vender um produto ou serviço. Saber quanto tempo leva desde a captação do cliente até o fechamento de uma venda é imprescindível para compreender como melhorar o atendimento e as medidas necessárias para acelerar esse processo. Os ciclos de vendas variam de acordo com o tipo de negócio, produto e serviços oferecidos, nenhuma venda será exatamente igual à outra.
Porém, ao identificar os estágios e etapas principais, você poderá listar as características do modelo de vendas utilizado e se atende realmente as necessidades do público, as potenciais ofertas para atrair mais clientes, adequando sempre às demandas específicas ao seu modelo de negócio.
Desta forma, há o auxílio a equipe de vendedores para que eles compreendam as prováveis objeções dos clientes e tenham ferramentas para lidar adequadamente com elas e obterem maior fechamento de negócios. Buscando sempre a otimização e eficiência nas vendas.
Dessa forma, esses indicadores podem ser analisados em diversos segmentos como o farmacêutico. Você pode extrair os dados por meio de um sistema para gestão de drogaria que facilite o monitoramento e controle das transações de compra e venda dos produtos. Assim, é possível definir metas a partir da avaliação dos indicadores de vendas citados anteriormente para otimizar o seu negócio.
Agora que você conhece os principais indicadores de vendas, continue no assunto e confira nossas dicas para aumentar as vendas na farmácia ou drogaria!