No segmento farmacêutico, os preços são praticamente tabelados. Nesse cenário, e considerando que os meios de pagamentos são os mesmos, o que pode ser um diferencial para vencer a concorrência?
Entre as estratégias de venda para farmácias, a fidelização de clientes pode ser um caminho com excelentes resultados. E ela ainda ajuda a aumentar a lucratividade e contribui para criar um laço afetivo com os consumidores.
No entanto, para ter êxito nessa estratégia, algumas dicas devem ser seguidas. Afinal, é preciso treinamento e empenho até que as ações sejam efetivadas e se obtenham boas respostas do público-alvo.
Para ajudá-lo a melhorar o relacionamento com os clientes, elaboramos este post com dicas que podem ajudar a fazer uma grande diferença no dia a dia do seu negócio. Acompanhe!
Como a fidelização de clientes pode ser uma estratégia de vendas?
Como responsável pelo fornecimento de medicamentos indispensáveis ao bem-estar (muitos deles de uso contínuo), as farmácias e drogarias estão na rotina de muitos. E esse é o ponto de partida para a criação de uma estratégia de vendas. Já que os indivíduos têm de ir ao local uma ou mais vezes ao mês, nada melhor do que oferecer a eles um ambiente familiar, agradável e com bom atendimento. Isso influencia no retorno e até mesmo na indicação do estabelecimento para familiares e amigos.
Com a grande influência das redes sociais, uma boa experiência de compra faz os consumidores indicarem a farmácia por essas plataformas — o chamado marketing boca a boca. Isso, entretanto, não acontece da noite para o dia: são necessárias muitas ações para aumentar o fluxo de clientes.
Dessa maneira, as vendas aumentam consideravelmente, principalmente em razão do estímulo ao consumo e, com isso, aumenta o valor do tíquete médio. Para isso, contudo, uma boa ideia é investir em programas de fidelização e outras alternativas.
Que programas de fidelização podem ser criados?
Com a tecnologia como aliada, há diversas formas de colocar em prática estratégias de vendas para farmácias por meio da fidelização. Uma delas é utilizar aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, para informar os clientes sobre a necessidade de uma nova compra de medicamento de uso contínuo, por exemplo.
Outra dica é criar programas de fidelidade, como um cartão que recebe pontos de acordo com o valor das compras. Quando o cliente atinge uma determinada quantidade de pontos pode trocá-los por descontos ou por novos produtos, o que é uma excelente forma de aumentar as vendas.
Lembre-se de que as promoções chamam a atenção e contribuem com a fidelização dos consumidores: por isso, sempre procure atraí-los. Uma opção é o ‘pague 3, leve 4’. Outra é o sorteio de bons prêmios, como viagens, para gastos mais significativos. Distribua cupons a cada compra e estipule a data do sorteio para criar expectativa.
Dessa forma, os clientes ficam mais interessados e estimulados a comparecer ao estabelecimento. Como têm de gastar um valor mínimo para participar, as vendas devem crescer. Veja, a seguir, outras estratégias interessantes!
Divulgue os produtos nas redes sociais
Usar as redes sociais é uma boa forma de manter a marca sempre na mente dos clientes, além de estimulá-los a ir à sua farmácia. Publique promoções, mensagens que incentivem a qualidade de vida e a prevenção de doenças, bem como dicas de alimentos saudáveis. Ao se aproximar do dia a dia das pessoas, o relacionamento da farmácia fica mais humanizado, o que contribui para a fidelização.
Apresente um mix de produtos
A fidelização de clientes está intimamente ligada à boa experiência de compra dos consumidores. Por isso, eles têm de encontrar o que procuram no estabelecimento. Oferecer um mix de produtos, então, é essencial para o sucesso do negócio. Além dos medicamentos, crie setores para beleza, higiene pessoal e outros de forma a diversificar as opções. Assim, o cliente fica mais tempo no local. Isso certamente pode ajudá-lo a lembrar de outros itens de que precisa e, assim, aumentar o valor da compra.
Ofereça um ambiente agradável
Farmácias e drogarias precisam manter uma boa comunicação visual e meios de contribuir para o bem-estar dos clientes. Por isso, mantenha sempre uma temperatura agradável no estabelecimento, com tudo impecavelmente limpo, colaboradores uniformizados e corredores segmentados com sinalização adequada. Afinal, é essencial que o consumidor se sinta em casa e valorizado para que continue a voltar ao estabelecimento.
Invista na capacitação dos colaboradores
Ter uma equipe alinhada com os mesmos propósitos ajuda o negócio a deslanchar na fidelização de clientes. Por isso, a capacitação dos colaboradores é essencial para o estreitamento do relacionamento. Afinal, o atendimento tem de ser impecável. Os farmacêuticos e os atendentes devem saber os nomes dos clientes e atendê-los com o máximo de atenção possível. Nesse sentido, investir na motivação é fundamental para que todas as demandas sejam atendidas com entusiasmo.
Para não frustrar os clientes, faça um controle de estoque para evitar que faltem medicamentos ou produtos: isso é essencial para garantir a satisfação deles. Ou seja, as expectativas devem ser correspondidas com bom atendimento, preços competitivos e produtos de qualidade.
Adote um software de gestão
A otimização do tempo também é importante e faz o cliente voltar a comprar na farmácia. Quando se adota um software de gestão, os atendentes podem consultar os preços e a disponibilidade de medicamentos rapidamente. Além disso, o controle fiscal é garantido, sem dificuldades contábeis, e há redução de custos e melhora da produtividade.
Esse tipo de ferramenta tem, ainda, um banco de dados que auxilia no acompanhamento dos momentos marcantes da vida dos clientes, como o dia de aniversário deles, por exemplo. Assim, a empresa pode felicitá-lo e ainda manter o laço afetivo sintonizado com os valores humanos.
Essas dicas podem ajudar a trazer ótimos resultados e, por isso, devem entrar nas estratégias de venda para farmácias e drogarias como diferencial. Isso certamente vai contribuir com o aumento da lucratividade e também da movimentação no negócio.
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