Conhecer os clientes — e o perfil de compras deles — é o primeiro passo para construir um bom relacionamento e satisfazer as expectativas.
Nesse sentido, a curva ABC de clientes pode se tornar uma grande aliada, já que é uma ferramenta usada para entender melhor os hábitos de consumo do seu público.
Entenda a curva ABC de clientes nas farmácias e drogarias
No artigo de hoje vamos explicar o conceito desse método, como ele pode ser aplicado e os benefícios da implementação em uma farmácia.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira!
O que é a curva ABC de clientes?
A curva ABC de clientes é uma ferramenta de análise utilizada para auxiliar na organização de perfis dos consumidores — normalmente, indicando qual é a relevância deles para o negócio —, considerando o volume e o valor de compras e como isso impacta no faturamento.
Esse método também é conhecido como regra 80/20, que determina que aproximadamente 80% da receita de uma empresa é gerada por cerca de 20% dos clientes.
Como ela pode ser aplicada?
A curva ABC de clientes pode ser implementada de uma forma simples, que consiste na criação de um ranking dos clientes e o valor do faturamento que eles geram no mês.
A partir daí, cria-se uma classificação na lista, organizando-a por ordem de valor da compra, do menor para o maior.
Posteriormente, basta distribuí-los em grupos, classificando como:
- classe A: são os clientes que mais compram ou que adquirem produtos de valor mais alto. Sendo assim, representam uma fatia maior no faturamento. Representam cerca de 20% da carteira;
- classe B: os clientes dentro desse grupo têm relevância satisfatória para a geração de receita, mas de forma inferior ao primeiro. Correspondem a 50% do total da sua base — o que torna o faturamento considerável, mesmo não sendo VIPs;
- classe C: por último, são aqueles clientes que compram pouco ou adquirem itens de menor valor — o que gera uma receita menor. Podem chegar a 30% do total de clientes.
Vale ressaltar que esses percentuais podem variar de empresa para empresa.
Como ela pode ajudar a melhorar o resultado da farmácia ou drogaria ?
Quando a curva ABC de clientes é aplicada na farmácia, torna-se possível identificar em qual perfil cada cliente se encaixa e direcionar o atendimento para que o relacionamento seja aprimorado — isso pode ajudar na fidelização e até mesmo na indicação do negócio para novos públicos.
É natural que as pessoas classificadas no grupo A sejam consideradas VIPs e tenham tratamento diferenciado, mas isso não quer dizer que as do grupo C, por exemplo, sejam negligenciadas.
Nesses casos, o ideal é buscar maneiras de aumentar o engajamento delas com o estabelecimento, o que pode ser feito por meio de campanhas, descontos, comunicação mais direcionada, entre outras estratégias.
Com essas ações específicas para cada tipo, é possível melhorar o desempenho em vendas e ainda aprimorar a imagem da farmácia na região onde atua, aumentando a possibilidade de atrair novos clientes.
Como podemos ver, a curva ABC de clientes permite compreender melhor como se dá o faturamento do negócio e de que forma os clientes contribuem para isso, possibilitando oferecer um atendimento com mais qualidade, além de direcionar os investimentos que precisam ser feitos para melhorar o relacionamento.
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