O gerenciamento de medicamentos controlados é uma exigência da ANVISA, sendo garantido por uma lei que obriga a anotação de entrada e saída de medicamentos controlados em farmácias e drogarias. Por causa dessa exigência, foram criadas tecnologias de gestão que ajudam no controle desses medicamentos.
O principal é o SNGPC, que será assunto deste post. Quer saber mais sobre o gerenciamento de medicamentos controlados? Então, continue conosco!
Qual a importância e para que serve?
O bom gerenciamento de medicamentos impacta diretamente na qualidade do serviço prestado aos consumidores. Assim, os estabelecimentos que prestam serviços diretamente para hospitais precisam ter uma logística muito eficiente na disponibilidade de medicamentos, pois há riscos de saúde envolvendo pacientes graves.
Dessa forma, o maior objetivo de um processo de gestão em farmácias é garantir bons preços de medicamentos, utilizando o menor estoque possível. É imprescindível também que haja a disponibilidade máxima de medicamentos, para que os pacientes não sejam deixados na mão.
Gerenciamento de medicamentos controlados: como fazer?
Todo bom gerenciamento passa por questões de organização e relacionamento com os pacientes e profissionais. Ações simples como ter bom orçamento, controle de estoque e bons contatos profissionais garantirão sucesso na gestão de medicamentos. A seguir listamos as mais importantes:
Revise o orçamento
Um orçamento mal administrado pode causar falta de medicamentos nas prateleiras e, consequentemente, a insatisfação dos clientes. Em alguns casos, podem ter consequências na saúde de pacientes. Então, é importante revisar o orçamento completamente e cortar despesas, para que não haja surpresas desagradáveis durante emergências.
Cheque a data de validade dos medicamentos
Um fator que pode comprometer o orçamento, principalmente quando se trata de medicamentos controlados, é a data de validade. Remédios com a validade vencida sinalizam desperdício de dinheiro para o gerente e indisponibilidade de produtos para o cliente. Há também os efeitos desconhecidos que remédios vencidos podem causar nos pacientes, que podem ter consequências graves.
Atente-se ao custo-benefício
Na indústria farmacêutica é preciso ficar atento à reputação dos laboratórios que produzem medicamentos controlados, portanto, procure sempre comprar os melhores medicamentos, de laboratórios confiáveis, para os pacientes. Mas, tendo em vista que nem sempre o mais caro é o melhor, lembre-se de que é possível alinhar qualidade com bons preços.
Tenha boas relações com os fornecedores
O fornecedor é o profissional que vai conectar os bons laboratórios ao seu negócio. O bom fornecedor é aquele que está preparado para ajudar nas necessidades, seja em uma demanda urgente ou na busca por melhores preços. Cultivar boas relações com esses fornecedores é uma das chaves do sucesso de um bom gerenciamento de medicamentos controlados.
Qual a importância do SNGPC para as farmácias?
O SNGPC, Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, é um sistema de controle de entrada e saída de medicamentos controlados. Ele é de implementação obrigatória para todas as farmácias privadas do país, segundo a lei RDC Nº. 27 de 2007.
O SNGPC é importante, pois com ele é possível consultar a lista de substâncias controladas no Brasil. Logo, é possível checar informações de receitas de pacientes, além de aumentar o controle dos medicamentos que entram e saem das farmácias. Outra vantagem do SNGPC é o registro de dados no sistema, que facilita as inspeções da vigilância sanitária.
Softwares, como o KSGMC, são usados para melhorar a gerência das conformidades do SNGPC, já que eles automatizam os processos de escriturações de medicamentos controlados, dentre outras coisas.
Curtiu nosso post sobre gerenciamento de medicamentos controlados? Então, não deixe de conhecer mais sobre o sistema de gestão para drogarias e perfumarias que ajudará a melhorar ainda mais a sua gerência.