O mercado farmacêutico está em franca expansão, em decorrência da inserção de novas tecnologias e do aprimoramento constante dos serviços clínicos pelos profissionais da farmácia.
Além disso, as empresas farmacêuticas necessitam implantar atividades inovadoras para se destacar dos concorrentes e manter uma sustentabilidade financeira para o desenvolvimento das novas demandas.
Por outro lado, é imprescindível levantar os custos das novas implantações, analisar a necessidade de capacitação de funcionários e farmacêuticos, além de prezar por serviços efetivos e eficientes.
Quer saber como será o mercado farmacêutico em 2019? Então, não perca as informações a seguir!
A aposta nos nutracêuticos (são suplementos alimentares que podem ser encontrados em cápsulas ou comprimidos).
As relações comerciais no ambiente farmacêutico devem primar por estratégias diferenciadas para atrair potenciais pacientes, mesmo aqueles que não sofrem de doenças crônicas ou procuram por medicamentos isentos de prescrição. Nesse sentido, a possibilidade de divulgar e comercializar nutracêuticos virá como uma tendência promissora para 2019 e ampliará o mercado com novas opções terapêuticas.
Sendo assim, a venda orientada de componentes nutricionais — com objetivos clínicos específicos relacionados à cura, prevenção ou tratamento de doenças — é uma aposta interessante para os gestores farmacêuticos. Isso porque o mercado de nutracêuticos tem movimentado valores financeiros significativos, atingindo uma taxa de crescimento anual de 7,2% entre os anos de 2013 a 2018, conforme informou a ABIFISA (Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde).
No entanto, é preciso avaliar com cautela a dispensação irracional desses produtos e sempre orientar sobre a importância da indicação especializada para evitar reações indesejadas.
A implantação do consultório farmacêutico
Adentrar-se em uma farmácia comunitária poderá trazer muito mais benefícios do que simplesmente a compra de um insumo farmacêutico. Isso porque as atribuições do profissional farmacêutico foram ampliadas para atender uma demanda crescente por orientações. Um dos fatores contribuintes foi a divulgação das responsabilidades profissionais em relação ao cuidado farmacêutico emitido pelo Conselho Federal de Farmácia, reafirmando o compromisso desses graduados com o cuidado ao paciente.
Para tanto, foi autorizada à criação do consultório farmacêutico: um local com layout destinado a uma consulta individualizada, sigilosa e efetiva para acompanhar, resolver e acompanhar os problemas relacionados ao uso dos medicamentos. O espaço também servirá como ponto para aferir pressão arterial, aplicar medicamentos injetáveis e aconselhar sobre o início de uso dos medicamentos mais complexos, como os utilizados para asma ou dermatite atópica, por exemplo.
Atualmente, os estabelecimentos comunitários já implantaram essa prática — que se apresenta como uma percepção positiva dos pacientes que recebem aconselhamentos fundamentais para melhorar sua condição de saúde. Essas informações podem reduzir drasticamente o uso inadequado dos medicamentos, assim como a continuidade desenfreada do tratamento com antibióticos ou, ainda, prevenir reações adversas, conforme o perfil do paciente.
É claro que uma especial atenção sempre deve ser dada aos idosos, devido à complexidade de sua condição clínica e do uso expressivo de medicamentos. Todavia, muitos gestores temem pelo investimento financeiro elevado e pouco retorno, fato não vivenciado por centenas de farmácias espalhadas pelo Brasil inteiro que já implantaram esses serviços.
O consultório farmacêutico é algo tão diferenciado que, após quase seis anos da publicação da legislação que autoriza esse serviço, foi lançada uma proposta de franquia para auxiliar os profissionais na incorporação do acompanhamento farmacoterapêutico.
O investimento nos testes remotos
A grande dificuldade em realizar exames laboratoriais (tanto pelo serviço público, quanto privado) e as inovações no campo das análises clínicas facilitaram a implantação de ferramentas para detectar alterações fisiopatológicas na farmácia comunitária. Sendo assim, os testes remotos disponibilizados em drogarias podem detectar níveis elevados de glicemia, mudanças no perfil de lipídeos, além de realizar outros exames mais complexos, como a presença do vírus HIV ou do causador da sífilis.
Mas apesar de autorizados pelos órgãos reguladores, esses testes, quando realizados no ambiente da farmácia, devem oferecer suporte emocional, principalmente no caso de diagnóstico rápido das doenças virais. Dessa forma, cabe ao farmacêutico clínico fazer a orientação antes e depois do exame e obter informações sobre o encaminhamento desses pacientes em situações mais complexas, para dar resolutividade ao problema.
A automação como ferramenta diferenciadora
As farmácias típicas das cidades do interior necessitam apenas de um bom atendimento e de medicamentos que atendem aquele público. Em geral, são pequenas, de origem familiar e não almejam muita lucratividade devido à impossibilidade de grande retorno financeiro.
No entanto, nas médias e grandes cidades (em que o número de farmácias é expressivo), torna-se fundamental criar estratégias para fidelizar o paciente, aumentar o ticket médio, avaliar a satisfação dos consumidores, inserir o programa de benefícios farmacêuticos, entre outras possibilidades.
Nesse sentido, o investimento em automação é uma grande tendência que visa o atendimento rápido e objetivo dos insumos farmacêuticos por meio de um excelente software que pode acoplar o cadastro de código de barras. A automação é vista como uma ferramenta inovadora para os gestores que almejam destaque no mercado farmacêutico e vislumbram sempre novas oportunidades para esse negócio tão lucrativo.
A diversidade de produtos para saúde e bem-estar
Um dos maiores mercados consumidores de beleza e bem-estar é o brasileiro — ocupando a quarta colocação em 2018 — e que está muito antenado na onda fitness e qualidade de vida. Essa tendência virá, cada vez mais, com uma grande demanda para o mercado farmacêutico.
Isso porque, além dos suplementos alimentares (que podem ser vendidos nas farmácias), muitos gestores também oferecerão diversidade nos produtos que prometem retardar o envelhecimento ou dar mais disposição às atividades diárias, por exemplo. Esse cenário mostra a grande sensibilização das blogueiras e influenciadoras digitais, principalmente aquelas envolvidas com a vida saudável e com a rotina de treinos intensos de exercícios físicos.
Soma-se a isso a grande propaganda dos cosméticos para hidratação da pele e rosto, o aumento da vitalidade e disposição, a melhoria do aspecto dos cabelos, os produtos contra os raios solares e novas versões farmacêuticas das marcas já consagradas.
O mercado farmacêutico deve atender às novas demandas por produtos e atendimentos da população em geral. Para tanto, é preciso conhecer o perfil do paciente, analisar as principais propostas e levantar os recursos financeiros para esse investimento, além de avaliar constantemente os indicadores de efetividade que justifiquem a manutenção dos serviços. As tendências já foram delineadas, agora basta buscar aprofundar seus conhecimentos nas atividades escolhidas!
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