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10 dicas para aumentar as vendas na farmácia ou drogaria
Adquirir medicamentos é indispensável para manter a qualidade de vida, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por esse motivo, as drogarias tornaram-se excelentes investimentos, ainda que seja necessário descobrir como aumentar as vendas de uma farmácia para atingir os lucros desejados no final do mês.
Além da venda de medicamentos, uma drogaria pode recorrer a outros métodos para atrair clientes e superar a concorrência. Dessa forma, realizar algumas mudanças no gerenciamento e introduzir a tecnologia no dia a dia são apenas os primeiros passos para melhorar o faturamento e alcançar o sucesso nas vendas.
Você também quer descobrir como aumentar as vendas na farmácia ou drogaria? Acompanhe, então, as nossas dicas e veja como otimizar os seus negócios!
1. Aumente a variedade de produtos
Sem um bom mix de produtos, é impossível que uma farmácia ou drogaria aumente as suas vendas. Contudo, lembre-se de que a variedade de mercadorias não está limitada apenas aos medicamentos.
Pelo contrário, uma drogaria precisa compreender quais são as necessidades dos clientes, assim como os produtos mais procurados de acordo com cada época do ano. Isso inclui controlar o estoque e abastecê-lo com itens de perfumaria, higiene, cuidados pessoais, entre outros.
Vale lembrar também que perguntar ao cliente se ele não encontrou algo que desejasse comprar é importante. Com essas medidas, a sua drogaria poderá aumentar o ticket médio em pouco tempo!
2. Divulgue a sua drogaria no meio digital
Mesmo que uma drogaria ofereça os melhores produtos e descontos, é importante que ela seja divulgada para atingir o maior número de potenciais clientes. Para isso, é essencial marcar presença nos meios digitais e nas redes sociais, a fim de desenvolver um relacionamento mais próximo com o público.
Além disso, também vale a pena investir em outras ações de marketing, enviando e-mails, mensagens, disponibilizando um site, um blog etc.
3. Ofereça programas de fidelidade
Conquistar um cliente que já conhece a sua drogaria é mais fácil do que atrair novos consumidores, não é mesmo? Por essa razão, uma farmácia ou drogaria precisa investir em programas para incentivar a fidelização do seu público.
Seja por meio de descontos, cartões fidelidade, promoções exclusivas ou pontuações, é interessante proporcionar um tratamento especial e diferenciado. Somente dessa maneira, a farmácia ou a drogaria aumentará os índices de fidelização e, consequentemente, as vendas.
4. Exponha os itens de maneira estratégica
A forma como você expõe os produtos na farmácia pode influenciar as pessoas a adquiri-los. Por isso, é preciso pensar estrategicamente para causar impactos positivos nos clientes e também fazer com que eles percebam a necessidade de comprar algo que não pensaram em seu planejamento inicial.
A ideia é que todos os itens da drogaria sejam organizados por setores, com uma seção exclusiva para medicamentos, outra para maquiagens e perfumarias, outra para artigos de higiene pessoal etc.
Além disso, também podem ser dispostos produtos complementares, como pastilhas para garganta, analgésicos, chás, ervas naturais, entre outros, em locais próximos ao caixa, para que as pessoas os visualizem quando forem fazer os seus pagamentos.
5. Treine os seus colaboradores
O atendimento ao cliente precisa ser de muita qualidade e humanizado nas farmácias. Dessa forma, é preciso treinar os farmacêuticos, os balconistas/vendedores e os outros profissionais que fazem parte do estabelecimento, para que prestem um serviço adequado aos consumidores.
Além das questões voltadas ao bom atendimento, como saber dar a atenção necessária e ser didático com os clientes, os colaboradores também precisam ser treinados para lidarem bem com a tecnologia, como os softwares de gestão, para agilizar o trabalho.
6. Faça parcerias com médicos e profissionais da saúde
Você pode procurar por médicos e outros profissionais da área de saúde, como dentistas e enfermeiros, para que eles recomendem a sua farmácia e os seus respectivos pacientes comprem os medicamentos que são receitados a eles.
Uma ideia interessante é que você ofereça descontos para os clientes que trouxerem um cartão de indicação dado pelo médico, juntamente à receita ou à prescrição do medicamento.
7. Aposte no aconselhamento profissional
A maioria das pessoas é leiga quando o assunto é o uso de medicamentos. Por isso, apostar no aconselhamento profissional para orientar os clientes sobre a posologia e as formas de consumo dos remédios pode ser um diferencial para atrair mais pessoas ao seu estabelecimento.
O consultório farmacêutico já vem sendo adotado em muitas farmácias. Trata-se de uma sala em separado, em que o farmacêutico atende a cada paciente individualmente, fornecendo orientações sobre os tratamentos recomendados pelos médicos.
8. Ofereça programas de desconto
Diversos laboratórios ou empresas que comercializam medicamentos para drogarias dispõem de programas de descontos para estabelecimentos credenciados. Sendo assim, você também pode buscar conhecer todos esses programas e se cadastrar para oferecê-lo aos seus clientes.
Por mais que um desconto possa parecer pequeno, eles podem fazer a diferença para pessoas que precisam comprar muitos remédios todos os meses, sendo um chamariz para os pacientes.
9. Venda produtos manipulados
Muitas vezes, os remédios manipulados saem muito mais baratos do que medicamentos fornecidos pelos laboratórios, mesmo que sejam genéricos. Por esse motivo, comercializar esses produtos pode ser uma boa maneira de conseguir mais vendas.
Você pode investir nos equipamentos e nos profissionais para ter uma farmácia de manipulação junto à sua drogaria ou, então, fazer parcerias com alguma farmácia de manipulação que prestem esse serviço, atendendo assim às demandas dos clientes sob encomenda.
10. Invista em softwares específicos para o ramo
Usar tecnologia para o gerenciamento de drogarias tornou-se uma estratégia de sobrevivência nos dias atuais. Isso se justifica, principalmente, pela agilidade e pela qualidade dos serviços, as quais são aumentadas com o uso de softwares de gestão.
Entretanto, quem ainda utiliza processos manuais para atender o público ou gerenciar o próprio estoque está mais vulnerável a possíveis erros e conflitos internos.
Portanto, contar com a ajuda de softwares para registrar os pedidos, acompanhar o estoque e analisar as entradas e saídas é de suma importância para aumentar as vendas na drogaria.
Embora seja um investimento que exija custos, um software específico para drogarias pode oferecer vantagens interessantes para o negócio, como otimização de tempo, organização das mercadorias no estoque, mais controle do fluxo de caixa, cadastro de clientes e programas de fidelidade, entre outros benefícios que podem ser obtidos por meio de poucos cliques.
Tudo pronto para colocar as nossas dicas em prática? Então, agora que você já sabe como aumentar as vendas de uma farmácia, comece o quanto antes e tenha muito mais lucratividade no seu negócio.
E, se você tiver alguma outra dica que não citamos aqui, deixe um comentário no espaço abaixo. O seu retorno sobre os nossos conteúdos é sempre muito importante para aperfeiçoarmos o nosso trabalho!