5 erros de gestão da farmácia ou drogaria que você não deve cometer, É bastante comum que aconteçam erros de gestão da farmácia, principalmente quando o negócio é pequeno e não pertence a uma grande rede que possa prestar suporte administrativo para os franqueados.
Tais erros geram prejuízos para as farmácias e podem ser fatais para a sua sobrevivência, caso não sejam tomadas medidas para corrigi-los.
Assim sendo, nós listamos os 5 principais erros de gestão da farmácia ou drogaria que você não pode cometer, apresentando algumas soluções para cada um deles.
Quer saber que erros são esses e como corrigi-los? Então siga a leitura e confira agora mesmo a nossa lista.
1. Funcionários desmotivados e despreparados
Contratar pessoas com pouco preparo para lidar com o público é um erro grave.
Além disso, é de responsabilidade da empresa proporcionar o aprendizado dos seus colaboradores e é por isso que você precisa desenvolver treinamentos para que os funcionários da farmácia saibam como bem lidar com as pessoas que chegam no estabelecimento.
Também é necessário trabalhar a motivação, por meio de ações de endomarketing, por exemplo, de modo que os funcionários não se tornem pessoas desmotivadas e que pouco se preocupam em realizar bem a sua atividade.
2. Falta de mercadorias nos diversos setores
Os órgãos regulamentadores permitem que as drogarias não vendam apenas medicamentos, mas também uma série de outros produtos como perfumes, maquiagens, linha de higiene pessoal e cosméticos em geral e produtos alimentícios para fins específicos, como suplementos alimentares ou shakes emagrecedores.
Como as pessoas já estão habituadas a encontrar esse tipo de produto em farmácias, geralmente fazem a compra dos artigos na mesma oportunidade em que adquirem seus medicamentos, centralizando as compras em um único local.
De tal modo, não contar com uma variedade de produtos é um erro que não pode ser cometido.
3. Não oferecer serviços adicionais aos clientes
Assim como ocorre com a ampla variedade de produtos, também é necessário que as farmácias tenham chamarizes para atrair público como a prestação de alguns serviços adicionais que podem ser prestados por esse tipo de estabelecimento.
Geralmente os estados e prefeituras possuem leis específicas sobre os serviços que podem ser oferecidos por farmácias, mas geralmente eles podem ir desde ações na área da saúde como aferição da pressão arterial e administração de medicamentos até a cobrança de boletos e recarga de celular, por exemplo.
4. Não fazer um fluxo de caixa correto
Desse modo, é possível traçar melhorias no planejamento estratégico da farmácia.
É um erro bastante comum e grave, por exemplo, que os donos de pequenas farmácias tirem dinheiro do caixa para pagar contas pessoais.
Isso não deve ser feito e o correto é que o proprietário defina um salário para que ele receba, assim como ocorre com os seus colaboradores.
5. Não ter um software de gestão
Vivemos em uma era em que informatizar sua empresa através de sistemas já não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Portanto, contratar um software de gestão que possibilidade o cadastramento dos clientes, o fluxo de caixa, o controle de estoque, entre outros serviços é fundamental.
Agora que você já sabe quais são os principais erros de gestão da farmácia e como combatê-los, que tal continuar aprendendo? Então assine a nossa newsletter e receba mais informações relevantes no seu e-mail.