Passar uma boa imagem para os clientes de sua farmácia é algo muito importante para que eles se sintam bem e retornem ao estabelecimento em outras oportunidades. É por esse motivo que você precisa prezar pelo asseio pessoal e também pela uniformização dos atendentes na farmácia.
Desse modo, haverá um padrão na maneira como os profissionais se apresentam para o público e fazem o atendimento, passando uma personificação de limpeza e organização. Assim, a satisfação dos seus consumidores vai aumentar, harmonizando o ambiente, aspecto fundamental na conquista e na fidelização de clientes.
Pensando em ajudar você a adotar essas boas práticas na sua drogaria, elaboramos algumas dicas essenciais. Siga a leitura deste post e confira quais são elas!
Oriente os seus colaboradores sobre o asseio pessoal no ambiente de trabalho
Não é apenas o ambiente físico da farmácia que precisa estar sempre limpo e organizado, mas também os colaboradores, que necessitam passar uma boa imagem aos clientes. Afinal, você já ouviu falar que a primeira imagem é a que fica? Pois a premissa também vale no quesito limpeza.
É por isso que todos devem ser orientados sobre a importância de manter sempre uma boa aparência, com as roupas limpas e alinhadas, um sorriso bonito no rosto, as unhas sempre feitas etc. Além disso, é importante incentivar boas práticas que possam aproximar os colaboradores dos clientes, como saber o nome das pessoas e ouvi-las atenciosamente.
Ofereça um uniforme para os funcionários da drogaria
Ter um uniforme para os funcionários é muito importante para a sua farmácia. Afinal, ao ter uma vestimenta padrão, o seu estabelecimento será visto como uma empresa correta e organizada, que prioriza a qualidade em tudo o que faz. Para os colaboradores, o uniforme também é muito benéfico, uma vez que não precisarão gastar as suas roupas pessoais para trabalhar, criando ainda um elo mais forte com a sua marca.
No entanto, é comum que muitos proprietários de pequenas drogarias não tenham verba para a confecção de uniformes. Em casos assim, recomenda-se que sejam feitas parcerias. Alguns laboratórios, por exemplo, proporcionam os uniformes gratuitamente às farmácias em troca de divulgação, tendo o logotipo da organização estampado ou bordado nas roupas.
Outro ponto seria que o uso do uniforme distinguiria os funcionários dos clientes, facilitando assim a identificação de quem trabalha ou não na drogaria, ou seja, o ganho no atendimento é indiscutível.
Avise sobre a importância de não usar o uniforme fora da farmácia
O uniforme, vale lembrar, não deve ser usado fora do ambiente de trabalho, como nas ruas, durante os intervalos do colaborador ou durante o seu trajeto de ida ou volta para o trabalho. A drogaria deve disponibilizar um local para que seja feita a troca de roupa dos funcionários, de modo que eles não saiam do local de trabalho trajando as vestimentas. Isso porque o contato com outras pessoas e diferentes ambientes pode contribuir para a proliferação de bactérias, ponto que deve sempre ser evitado por questões de saúde.
Aconselhe os colaboradores sobre os cuidados com a barba e o cabelo
Os homens devem ter um cuidado especial com a barba, que precisa sempre estar bem-feita. A dica não é proibir o uso, mas recomendar que o funcionário apare os fios de uma forma que não fique um ar de descuido. Afinal, o asseio pessoal deve ser tão atrativo quanto o ambiente interno da sua drogaria.
Para as mulheres e os homens que têm cabelos compridos, também é preciso dar uma atenção especial às madeixas, que devem estar sempre bem penteadas ou então presas. Uma ideia interessante é fazer um coque, pois esse penteado evita que o cabelo fique bagunçado, evitando também situações constrangedoras, como quedas de fios bem no momento de um atendimento.
Peça que as mulheres evitem as maquiagens pesadas
As maquiagens muito pesadas e com cores muito fortes podem até ser bonitas, mas não são adequadas para o ambiente de trabalho de uma farmácia, que precisa ser discreto e profissional. É por isso que as mulheres devem optar por maquiagens mais leves, como as que utilizam cores claras ou tons pastéis. Além disso, o uso de muitos adornos, como anéis, pulseiras e pingentes, também deve ser evitado, pois esses acessórios podem ser, até mesmo, incômodos para a realização do trabalho no dia a dia.
Faça reuniões sobre asseio pessoal
Seja no momento da contratação de um novo colaborador, seja ao longo do ano, a realização de reuniões sobre asseio pessoal sempre é bem-vinda. Nelas, você poderá reforçar as orientações, como a necessidade do funcionário evitar tossir ou espirrar na frente dos clientes.
Inclusive, pelo fato de os colaboradores ficarem ao lado dos medicamentos, a dica é que se dirijam ao banheiro mais próximo caso a vontade do organismo seja maior ou incontrolável. Fora isso, existem outras orientações que devem sempre acompanhar a rotina dos seus funcionários. Confira a seguir.
Uso constante de acessórios de higiene pessoal
Lenços umedecidos, gel em álcool, unhas bem cortadas, enfim, vale a pena sempre incentivar boas práticas referentes ao asseio pessoal. Por isso, ofereça alguns produtos no próprio banheiro dos funcionários, como sabão líquido, papel para secar as mãos, entre outros.
Conscientize os funcionários sobre a prevenção de doenças
Quem trabalha com saúde precisa dar o exemplo. Por isso, a prevenção de doenças é muito importante para pessoas que atuam em drogarias. Além das constantes dicas sobre asseio pessoal, o gestor também precisa alertar os colaboradores sobre a prevenção de algumas enfermidades, como gripes, viroses, doenças respiratórias e sexualmente transmissíveis, entre outras.
Isso porque o contágio pode trazer prejuízos para ambas as partes. Afinal, imagine um funcionário com uma forte gripe. Certamente, ele não poderá realizar o atendimento, tendo que ser substituído em seu dia de trabalho. Inclusive, pequenos sinais, como o escorrimento nasal ou os pigarros, já podem ser mal vistos pelos clientes.
Portanto, incentive a valorização da qualidade de vida e sugira alguns hábitos que podem ser benéficos para os seus colaboradores, como a prática de atividades físicas e a boa alimentação, com foco na prevenção de doenças.
Valorize sempre o asseio pessoal
Seguindo as nossas dicas, a sua drogaria vai manter um padrão de qualidade no atendimento, sempre com foco na satisfação dos clientes. Trata-se de um aspecto importantíssimo, que contribui para uma maior rotatividade de consumidores, além de ser fundamental para fidelizar quem entra pela primeira vez em seu estabelecimento.
Portanto, faça com que o asseio pessoal seja uma prática rotineira em sua drogaria, fortalecendo a credibilidade e o posicionamento da sua marca diante do mercado consumidor. Você perceberá como essa prática será benéfica para o seu negócio.
E você, ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência para compartilhar sobre asseio pessoal? Então deixe aqui o seu comentário e participe do debate conosco!