Lucratividade. Eis a palavra que todo gestor quer pronunciar. No entanto, para chegar até ela, vários passos são necessários, inclusive cálculos referentes à formação de preço de venda dos produtos.
Como toda empresa conta com custos fixos e variáveis, além de investimentos, quem não toma as medidas corretas na hora de estabelecer os valores das mercadorias corre um sério risco de ter prejuízos ou até mesmo de falir.
Para você não cair nessa cilada, elaboramos este post com as principais informações sobre o assunto, com o objetivo de ajudá-lo a sempre prosperar em sua farmácia ou drogaria. Quer agir de maneira correta em sua administração? Então, venha conosco!
Entenda a importância de fazer a formação de preço de venda
Empreendedores vivem do lucro por meio da venda de produtos ou serviços. Mesmo sendo importante em todas as fases do negócio, a formação de preço de venda é fundamental nos primeiros anos de um comércio. Isso porque ela vai cobrir os gastos diários e também fidelizar os consumidores por meio dos valores atrativos, principalmente como diferencial para desbancar a concorrência.
Como o preço é um dos principais indicadores que contribuem para atrair clientes ao seu negócio, você terá que conhecer todos os custos de produção e também de compra de determinada mercadoria antes de estabelecer o valor que será oferecido nas prateleiras. Afinal, se o preço é muito reduzido, existe o sério risco de perdas nos lucros para compensar os gastos operacionais e também de custos. Já se estiver alto demais, pode prejudicar na atração dos consumidores, ponto negativo para o seu negócio.
Por isso, busque sempre preços competitivos e que estejam alinhados com o seu público-alvo, sem exageros. Isso porque os valores afetam diretamente a credibilidade da sua marca, ou seja, como as pessoas veem a sua empresa.
Ao adotar preços justos e alinhados com o mercado, certamente os clientes ficarão mais satisfeitos e confiarão em seu estabelecimento. Podemos citar ainda a questão da integralidade como outro benefício colhido pelos gestores que acertam na formação de preço de venda. Para você nunca deixar uma imagem de exploração junto aos seus clientes, vamos agora a algumas dicas que o ajudarão no cálculo no momento de fechar os valores dos produtos.
Aprenda como decidir o preço de venda
A primeira dica para você estabelecer a formação de preço de venda é inserir em relatórios ou planilhas todos os custos de produção ou quanto é gasto com a oferta de determinado produto.
Assim, veja e estude minuciosamente os seus custos, como mão-de-obra, aluguel, contas de água, energia elétrica, impostos, entre outros. Depois, defina a porcentagem de lucro que você pretende ter em cada mercadoria, sempre levando em consideração a rotatividade e também a quantidade disponível em seu estoque.
Ao colocar tudo na ponta do lápis ou na tela do computador, você vai observar o quanto sobra com os descontos dos custos e despesas variáveis. Trata-se da margem de contribuição. Por meio dela, a sua empresa vai saber o quanto ganhará em cada produto, ou seja, é uma maneira que está totalmente ligada com as tomadas de decisões, evitando muitas falhas na gestão.
Assim, a margem de contribuição é uma técnica totalmente flexível, pois pode ser aplicada de acordo com as oscilações do mercado. Dessa maneira, um produto poderá ter margens de lucros diferenciadas, tendo como base as nuances da economia. Para calculá-la, faça uma subtração entre o valor de venda e os custos e despesas variáveis, chegando ao resultado do preço final.
Um exemplo é um produto que conte com despesas fixas e variáveis a R$ 70, englobando ainda impostos, produção e infraestrutura. Caso você queira vendê-lo por R$ 30, a conta será: R$ 30 = valor de venda – R$ 70, resultando R$ 100. Com isso, a mercadoria ficaria na prateleira com o preço calculado por meio da margem de contribuição. No entanto, existem outros métodos de cálculos, a seguir.
Markup
A técnica faz uma estimativa para o empreendedor conseguir chegar a formação de preço de venda. O objetivo é encontrar um valor que cubra os custos envolvidos em cada produto. Dessa forma, o lucro obtido é capaz de pagar todas as despesas. Além disso, especifica limites para possíveis descontos e negociações, ou seja, a equipe de vendas saberá até onde poderá ir sem afetar o orçamento.
Basicamente, o markup é calculado por R$ 100 dividido por (100 – despesas variáveis + despesas fixas + lucro desejado). Resumindo, caso a sua drogaria tenha uma despesa variável de 15% e fixa de 20% e queira um lucro de 25%, a conta ficaria assim:
Markup = 100 / [100 – (15% + 20% + 25%)]
Markup = 100 / [100 – 60%]
Markup = 100 / 40
Markup = 2,5
Utilizando esse método, se o seu produto tem um custo de R$ 70, por exemplo, ele deverá ter um preço de venda de R$ 175.
Pesquisa de preços
A pesquisa de preços é uma ação bem mais simples e muito explorada pelos comerciantes. Trata-se da análise dos valores cobrados pela concorrência. Ela também vale para você encontrar os melhores fornecedores, tendo em vista que é outro meio de conseguir preços competitivos. Nesse caso, a negociação é uma excelente maneira de garantir valores mais atrativos. Inclusive, grandes compras possibilitam mais descontos e vantagens para desbancar a concorrência.
Além disso, podemos citar ainda a fórmula baseada no lucro, que se resume a 100% do preço de venda e é igual ao custo inicial + porcentagem das despesas fixas + lucro desejado. No mais, crie sempre um bom relacionamento com os fornecedores e busque uma negociação justa para que ambas as partes consigam obter as metas almejadas, ou seja, tudo flui por meio de uma mão de via dupla.
Descubra como aplicar um desconto convincente
Que cliente não gosta de um desconto? Se for no crédito, melhor ainda. Mas, para chegar a porcentagens atrativas, somente os números poderão ser bons aliados na empreitada. Você sabe como aplicar descontos que não prejudiquem o seu fluxo de caixa?
A primeira dica para encontrar valores favoráveis é conhecer todas as nuances do que entra e sai da sua empresa. Portanto, organização é a palavra-chave. A partir do momento que você tiver todos os dados na tela do seu computador, conquistados por meio de um software de gestão, as tomadas de decisões serão bem mais certeiras, evitando perdas ou falhas na precificação dos seus produtos.
Assim, invista na tecnologia como excelente parceira de negócio. É por meio dela que o seu estabelecimento prosperará. Afinal, como fazer tantos cálculos? Há tempo para isso? Imagine fórmulas e fórmulas. Coloque tudo na máquina e colha os resultados.
Dessa maneira, markup, margem de contribuição, margem de lucros, enfim, tudo poderá ser elaborado pelos softwares. Se bem que a comparação de valores sempre é uma atitude bem-vinda para empresas que se preocupam em analisar a concorrência. Trata-se de uma atitude louvável que traz excelentes resultados.
Diante das maravilhosas possibilidades concedidas pela tecnologia, chega o momento de aplicar questões pertinentes, como a liberação de produtos de baixa saída.
Imagine você com um estoque gigante de sabonetes ou hidratantes, com poucos meses para tudo atingir o prazo de validade. O que fazer? Uma boa sacada é realizar promoções baseadas no pague 3 e leve 4. Pode parecer loucura, mas não é. Afinal, insanidade seria perder tudo sem lucrar nada, não é mesmo? Portanto, explore isso em sua drogaria ou farmácia.
Outra orientação imprescindível é precificar corretamente os produtos. Para isso, observe minuciosamente todos os detalhes de custos fixos e variáveis e não deixe de conferir a margem de lucro. Com isso, certamente as suas mercadorias estarão sempre de acordo com as pretensões do seu negócio, inclusive com o enfoque de sempre satisfazer os seus clientes.
Utilize os descontos como estratégia de vendas
Você já seguiu uma receita de bolo? Pois o mercado é muito parecido. Diante de personalidades distintas e desejos similares por parte dos seus clientes, nada melhor do que conquistá-los por meio de preços atrativos. Como fazer isso? É como aplicar na bolsa de valores. Tudo depende de estudos criteriosos referentes ao mercado. Afinal, produtos com grande saída hoje poderão ser um problema no estoque amanhã. Por isso, esteja sempre atento.
Isso porque uma grande compra de um produto com saída garantida poderá ser o princípio de um fluxo de caixa para períodos menos prósperos. Portanto, os insights virão a partir do momento em que você investir na utilização dos dados como ferramenta para as tomadas de decisões.
Tudo é probabilidade. E os números não falham. Com um bom software, a sua drogaria ou farmácia estará na vanguarda do mercado, conhecendo o seu público-alvo e ainda proporcionando uma experiência de compra totalmente favorável à fidelização.
Apresente diferenciais
Além do preço sintonizado com as pretensões dos seus clientes, estabelecimentos que experimentam o sucesso trazem aspectos em comum: atendimento personalizado, treinamento da equipe, produtos de qualidade, ambiente acolhedor e estreitamento dos relacionamentos humanos.
Com isso em mente, a formação de preço de venda será uma premissa baseada no que você transmite, atendendo às necessidades de quem confia em sua empresa e nos valores praticados ao longo dos anos.
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