Uma das técnicas adotadas pelas empresas para manter as vendas sempre em alta é o investimento no marketing em datas comemorativas. A sua farmácia já é adepta dessa metodologia?
Se você ainda não utiliza essa excelente tática para atrair e reter clientes, não se preocupe. Nós elencamos 5 dicas para que você saiba como fazer campanhas sazonais incríveis. Acompanhe, a seguir.
1. Escolha as datas que são atrativas para a sua farmácia
É claro que existem algumas datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa, que fazem parte da nossa cultura e não podem ficar de fora do seu calendário de comemorações.
Afinal, as pessoas já estão esperando pelas promoções de fim de ano, pelos chocolates como brinde na época da Páscoa etc.
No entanto, existem algumas outras datas, menos difundidas e conhecidas, que também merecem a atenção do seu negócio, como o dia do médico, o dia da secretária, o dia do idoso, o dia dos avós, entre tantas outras.
Essas datas mais específicas são essenciais para desenvolver promoções e ações especiais para públicos mais nichados.
Os clientes idosos, por exemplo, poderão ganhar descontos, participar de eventos de seu interesse, como palestras sobre a qualidade de vida na terceira idade, entre outras ações para celebrar o seu dia.
2. Planeje o seu calendário de datas comemorativas com antecedência
Para que você não deixe nenhuma data importante de fora do seu calendário de datas comemorativas e nem precise fazer tudo com muita pressa e pouca qualidade, deve-se planejar tudo com bastante antecedência.
O mais recomendado é que o calendário de datas comemorativas seja criado juntamente com o planejamento estratégico anual da farmácia, de modo que as ações promocionais já possam ser planejadas juntamente com atividades de outros departamentos da drogaria.
3. Conheça bem o seu público
De nada adianta realizar um evento comemorativo ou que celebre uma data importante para o seu negócio se ele não agradar ao seu público.
Por esse motivo, é extremamente relevante ter o conhecimento do gosto dos compradores da sua farmácia.
A segmentação também é muito importante para que os convites sejam enviados (WhatsApp, Email, Correio) corretamente. Uma pessoa jovem pode se sentir ofendida se for convidada para um evento para o dia do idoso, por exemplo.
Tendo um software de gestão, esse tipo de problema é resolvido facilmente, uma vez que é possível filtrar o cadastro de clientes por diversas categorias, como a idade, o sexo, entre outras.
4. Divulgue as ações corretamente
Para que as pessoas tomem o conhecimento das promoções que você está desenvolvendo, deve-se ter o cuidado para divulgar corretamente os eventos e as ações que forem realizados.
Cartazes, anúncios em meios de comunicação, convites via redes sociais e envio de SMS marketing são algumas das estratégias de divulgação que podem ser adotadas.
5. Faça uma decoração especial sobre cada temática
As pessoas que chegam até a sua farmácia precisam saber que uma data está sendo comemorada.
Para isso, é importante que seja feita uma decoração temática, principalmente no caso de datas mais conhecidas, como o Natal, época em que os clientes já esperam por esse tipo de atividade.
Se você gostou de saber mais sobre o marketing em datas comemorativas, certamente também gostará de aprofundar o seu conhecimento em decoração. Nesse caso, recomendamos a leitura de nosso artigo “5 maneiras de criar uma decoração de farmácia atrativa”.