Layout da farmácia 4 dicas para melhorar a disposição dos produtos
A forma como os medicamentos e as demais mercadorias são expostos, a iluminação, a organização dos móveis e a sinalização são capazes de influenciar na decisão de compra do cliente. Muitas vezes, até mais do que o preço, o layout de farmácia precisa ser trabalhado para conquistar mais consumidores.
Diante disso, é preciso conhecer algumas informações sobre o assunto. Aproveite bem as nossas dicas para construir um layout estratégico na sua farmácia!
1. Escolha o layout de acordo com o tipo de farmácia
Hoje em dia encontramos farmácias que trabalham diretamente com medicamentos e produtos voltados para a saúde e também aquelas com um leque maior, incluindo maquiagem, cosméticos, isotônicos dentre outros produtos. Isso leva à existência dos seguintes formatos:
Tradicional
Modelos de negócios menores, mais voltados para medicamentos.
Conveniência
Oferece um mix mais diversificado, indo além de remédios e higiene pessoal.
Redes
Também trabalham com mais variedade de produtos e contam com forte presença da tecnologia.
As tradicionais dispõem todos os medicamentos do lado de dentro do balcão, ao passo que os outros dois tipos de farmácia utilizam gôndolas para os remédios que não precisam de receita e o balcão para os que exigem.
Acredite: só de olhar para a “cara” da farmácia, o consumidor sabe qual é o tipo de atendimento e quais produtos encontrará.
2. Dê mais visibilidade aos produtos carros-chefe
Todo estabelecimento tem aquele produto estrela, que tem mais saída ou uma margem de lucro mais alta. Sendo assim, olhe para o seu negócio, selecione esses itens e coloque-os em destaque — pode ser em uma gôndola, em uma seção especial da loja, próximo aos pontos de maior circulação e onde mais você considerar estratégico.
3. Aproveite os espaços próximos aos caixas
Você deve dar vez à chamada “compra por impulso”, que nada mais é do que uma decisão de compra rápida, estimulada pelo grande apelo promocional.
Em quase todos os casos, o apelo da promoção mexe com um dos 5 sentidos do consumidor. São produtos atraentes, de fácil conversão e que estão totalmente acessíveis ao público.
Cada segmento conta com um mix de mercadorias que pode ser direcionado à compra por impulso. No campo farmacêutico, os mais bem cotados são analgésicos, antiácidos, pastilhas, barras de cereais, itens de maquiagem como batons, sombras, esmaltes, entre outros. Quando se trata uma farmácia de conveniência, pode-se incluir chocolates, pastilhas, certos tipo de balas( Gengibre, Canela) e até alguns itens de higiene pessoal.
Uma alternativa interessante para as vendas por impulso é fazer a cobrança de títulos como contas com código de barras, além de fazer a recarga e a venda de chips para celular na farmácia. Assim, um cliente que procura por esse serviço pode acabar comprando produtos.
4. Favoreça a circulação de pessoas no ambiente
O conforto oferecido na hora de fazer compras é imprescindível. Além de facilitar o deslocamento, gera uma boa imagem da sua marca. É interessante desenvolver uma lógica de distribuição das seções que faça o cliente andar por toda a loja ou, pelo menos, pela maior parte dela.
As gôndolas precisam ter um espaço considerável entre si, a fim de que o público se movimente livremente. É preciso evitar prateleiras muito próximas umas das outras, em que as pessoas possam se bater ou se enroscar acidentalmente, por exemplo.
Essa ideia também é válida para os locais próximos aos caixas (lembra que falamos sobre as compras por impulso?). Abarrotar os caixas e as gôndolas ali de perto passa uma impressão de bagunça e abafamento.
5. Distribua os móveis para que todo o espaço seja aproveitado
O mobiliário de uma farmácia também precisa ser muito bem pensado, e o ideal é que seja feito sob medida, com a orientação de um arquiteto ou empresa especializada. Desse modo, o profissional poderá estudar as limitações e oportunidades do ambiente para que ele seja bonito e elegante, mas ao mesmo tempo prático e funcional.
Vale destacar que não é apenas o espaço em que há a circulação de clientes que precisa ter os móveis bem estruturados, mas também locais internos, como os estoques ou as salas internas de trabalho para os colaboradores. Isso otimiza o trabalho e também faz com que os funcionários se sintam valorizados.
6. Invista em portas de vidro amplas
As portas de vidro amplas são uma excelente alternativa para a porta principal de uma farmácia. Isso se justifica pelo fato de que as pessoas que passam pela rua possam olhar as vitrines e observar, por exemplo, as promoções da farmácia.
Outro ponto positivo dessas portas é a amplitude que elas dão ao ambiente, fazendo com que o local pareça maior do que realmente é. No entanto, é preciso ter muito cuidado para que as portas sejam sempre muito bem limpas, para causar uma boa impressão aos clientes.
7. Disponibilize os produtos de forma lógica
Os produtos precisam ser disponibilizados na drogaria de forma lógica, ou seja, em locais estratégicos e organizados, para que os clientes saibam onde encontrar o que desejam.
É recomendado que a farmácia tenha um setor de medicamentos, outro voltado para a linha de perfumarias, outro de alimentos funcionais e produtos naturais, entre outros. Isso faz com que as pessoas encontrem aquilo que desejam comprar intuitivamente.
8. Siga os preceitos da sua identidade visual
Sendo de rede ou particular, a sua farmácia deve ter uma identidade visual, que é o conjunto de representações gráficas, como logotipo, cores, grafismos e elementos do design que devem ser usados em todos os materiais da drogaria.
Assim sendo, todas as placas, os cartazes e até mesmo os móveis de uma farmácia devem seguir as cores e os elementos da identidade visual para que haja uma rápida identificação por parte dos clientes.
Extra: dicas para melhorar a experiência do consumidor em farmácias
Além do layout, para conquistar mais vendas para a sua farmácia e melhorar a experiência do consumidor, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas. Veja as principais delas:
Seja simpático
Aja sempre com simpatia com qualquer pessoa que chegar à sua farmácia. O atendimento simples e educado é a peça-chave para garantir a satisfação dos clientes. Deve-se ter o cuidado para evitar bajulações, pois isso pode gerar um efeito contrário ao planejado inicialmente.
Cuide do visual dos colaboradores
Assim como o layout de farmácia é importante, os colaboradores também precisam tomar certos cuidados, como usar uniforme sempre limpo e arrumado, deixar os cabelos arrumados, evitar maquiagem pesada e, no caso dos homens, manter a barba sempre feita ou bem cuidada.
Invista em programas de capacitação
Todos na farmácia devem saber atender bem os clientes, bem como saber lidar com os programas ou softwares que o estabelecimento adotar. Por isso, é necessário treinar os colaboradores. Tais treinamentos podem ser feitos por meio de cursos, palestras e workshops de capacitação.
De maneira geral, podemos dizer que o layout de farmácia pode ser aquele diferencial que você precisa para impulsionar as vendas. Já reparou que as grandes redes mantêm um layout tão homogêneo que todas as lojas parecem iguais? Isso favorece a memorização da marca e torna a relação com o cliente mais próxima.
Gostou das nossas dicas? Então que tal acompanhar mais conteúdos interessantes como este nas nossas redes sociais? Estamos no Facebook e no Twitter!