Você já ouviu falar no ditado popular que diz “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é exatamente o que acontece com os negócios que deixam de investir em campanhas de marketing ou na divulgação dos produtos comercializados.
A publicidade na farmácia não foge à regra. Com o aumento no nível de competitividade, os gestores precisam criar meios para conquistar novos clientes, fidelizá-los e, ainda, manter a marca sempre em evidência — pontos essenciais para alavancar as vendas e o faturamento.
No entanto, muitos empresários pecam na hora de divulgar suas promoções, seus diferenciais e suas mercadorias. Para você não errar nesse aspecto, mostraremos, neste post, algumas dicas que fazem a diferença na divulgação dos seus medicamentos e demais produtos comercializados. Vamos a elas!
Descubra como colocar em prática a publicidade na farmácia
A publicidade é a arte de tornar algo conhecido, ou seja, contribui para realçar a qualidade dos produtos e também os diferenciais de determinados serviços. Assim, para a sua farmácia, drogaria ou perfumaria se destacar no mercado, é preciso divulgar preços, promoções, programas de fidelidade, entre outros aspectos.
A primeira dica para você realizar campanhas que realmente surtam efeito é conhecer o seu público-alvo. Isso porque as ações precisam atingir pessoas com perfis e hábitos específicos.
Com foco no sucesso do investimento, faça um estudo preliminar sobre quem frequenta o seu estabelecimento, frequência, quantidade média de consumo etc. Um software de gestão contribui imensamente na coleta dos dados, inclusive gerando relatórios que auxiliam nas tomadas de decisões.
Ao conhecer os seus clientes potenciais, inclusive obtendo as informações de contato e também datas de nascimento, você poderá estreitar o relacionamento, investindo em canais de comunicação que valorizem a fidelização. Depois, o passo é construir uma persona baseada em seus consumidores, com um perfil alicerçado em informações reais, com o objetivo de afunilar ainda mais as estratégias de marketing, com foco em investimentos que surtirão efeitos positivos.
Dessa maneira, podemos citar a criação de uma persona: Daniele, empresária, 35 anos, casada e mãe de dois filhos. É uma mulher independente que busca medicamentos específicos e também produtos de beleza e higiene pessoal. Assim, você saberá como atingir os clientes potenciais. Dentro do vasto mercado de publicidade na farmácia, podemos citar algumas iniciativas que surtem efeito, como as seguintes.
Panfletos
Apesar de ser um meio de comunicação antigo e que recebe críticas por conta dos danos ambientais, os panfletos continuam sendo muito úteis no setor. Isso porque eles são distribuídos diretamente nas mãos dos consumidores, muitas vezes, em momentos em que a visualização será quase instantânea, chamando a atenção.
Imagine uma pessoa no ponto de ônibus recebendo um panfleto da sua farmácia ou drogaria. Certamente ela dará uma olhada. É nessa hora que você tem a possibilidade de ganhar o cliente. Por isso, faça um layout bacana, sem poluição de imagens e informações. A dica é deixar tudo bem fácil para quem lê as ofertas, com uma visualização impecável, inclusive com cores que estimulem a leitura.
Como o objetivo do folheto é vender, apresente as principais promoções, com fotos ilustrativas dos produtos. Caso você esteja com uma promoção imperdível, aproveite para divulgá-la tanto no seu bairro como em locais próximos do seu estabelecimento.
Marketing digital
Como as pessoas estão em rotinas cada vez mais corridas, uma forma de chegar até elas é por meio do marketing digital. A publicidade na farmácia passa, inevitavelmente, pela divulgação do seu negócio na internet. Atualmente, a criação de um blog com conteúdos exclusivos e totalmente direcionados ao seu público-alvo gera tráfego em seu site e faz com que as pessoas conheçam ou se mantenham fiéis à sua marca.
Portanto, produza conteúdos atrativos com assuntos referentes aos serviços e às mercadorias, com dicas, orientações médicas, farmacêuticas — enfim, gere leads e venda mais.
Redes sociais
Dentro do universo da web, as redes sociais são a bola da vez para divulgar os produtos comercializados em sua farmácia ou drogaria. O importante é produzir posts interessantes, com informações relevantes e que chamem a atenção dos clientes. Invista em dicas, promoções, campanhas de fidelização e sorteios.
Além disso, é preciso manter uma cautela para não sobrecarregar as timelines das pessoas, ponto que pode transformar-se em um verdadeiro tiro no pé. Portanto, ofereça conteúdo de qualidade, na medida certa!
E-mail marketing
Sabendo-se que você terá os dados dos clientes que fizeram o cadastro em sua farmácia, drogaria ou perfumaria, aproveite para enviar e-mails marketing informando-os sobre promoções, chegada de novos produtos etc. — enfim, entre na casa dos seus clientes sempre com uma boa novidade. Dessa maneira, certamente os consumidores serão estimulados a comprar em seu estabelecimento e, o melhor, ficarão com a sua marca na mente.
Assim, quando tiverem uma necessidade ou um imprevisto, lembrarão da sua farmácia ou drogaria. Trata-se de uma sacada importantíssima para melhorar o faturamento. Inclusive, o e-mail marketing pode ser utilizado para você coletar avaliações sobre os serviços prestados, com o objetivo de sempre buscar inovações e melhorias tanto no atendimento quanto na qualidade dos produtos e acolhimento das pessoas como um todo. Afinal, o relacionamento é um ponto-chave no sucesso do comércio.
Comunicação visual
Adesivos nas paredes com promoções, banners, letras caixa, iluminação na fachada e brindes, como ímãs de geladeira, são excelentes meios de atração. Diante das inúmeras possibilidades para melhorar o layout da sua farmácia, a comunicação visual também é uma boa estratégia de publicidade na farmácia. Com isso em mente, elabore um projeto baseado nas preferências dos seus clientes e deixe o seu estabelecimento com a cara do sucesso.
Fique atento às regras da Anvisa
Como as farmácias e drogarias são regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem regras específicas referentes à publicidade no setor. De acordo com a Resolução 96, é vedada a propaganda de medicamentos que devem ser prescritos por médicos, como os de tarja vermelha ou preta. As campanhas também não podem estimular o consumo, anunciando apenas os benefícios ou valores.
Além disso, as informações apresentadas precisam ser completas, claras e equilibradas. A propaganda de medicamentos deve sempre trazer advertências, como: “este medicamento é contraindicado em caso suspeita de dengue”. Já os produtos de higiene e beleza contam com normas mais brandas, ou seja, você pode explorá-los com foco na criatividade.
Portanto, a publicidade na farmácia é uma excelente estratégia na conquista não só de novos clientes como também na fidelização das pessoas que já conhecem o seu negócio. Assim, explore as ferramentas disponíveis e sinta o crescimento tanto das vendas quanto da satisfação dos seus consumidores.
E aí, ficou estimulado a investir na publicidade? Quer um estímulo a mais? Então, leia o nosso novo post sobre 4 ações de marketing perfeitas para drogarias!