Se tivesse que escolher uma área para cortar gastos, qual delas seria a ideal? Se deixou a tecnologia longe dos cortes, então sua decisão está de acordo com grande parte dos empresários brasileiros.
Em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi constatado que os investimentos no setor se mantiveram inalterados, na proporção de 7,6% da receita das organizações.
Parece que o nosso empresariado finalmente entendeu que a tecnologia é fundamental para o progresso da empresa, possuindo inúmeras aplicações.
Uma delas é o auxílio na gestão de clientes, afinal, com os dados coletados pelos sistemas atuais, podemos desenvolver um atendimento personalizado, focado nas necessidades reais dessa clientela.
O assunto é importante e, por esse motivo, resolvemos mostrar como um software ajuda na retenção de clientes na farmácia. Confira a seguir!
Realize um atendimento personalizado
Em primeiro lugar, é importante destacar que os sistemas atuais permitem que o gestor realize um atendimento personalizado.
Como isso funciona? Com os dados coletados, é possível acompanhar o cliente em todos os estágios do funil de vendas e, com isso, realizar ações específicas para cada um dos momentos (topo, meio e fundo de funil).
Assim, podemos focar nas necessidades reais do cliente e evitar problemas como a evasão, garantindo, ainda, a sua satisfação.
Não ofereceremos soluções genéricas, mas, sim, opções voltadas para os problemas específicos do cliente.
Compreenda os hábitos de compra
A tecnologia também nos ajuda a compreender os hábitos de compra da clientela.
Como vimos, podemos obter informações estratégicas sobre o cliente e reverter todas elas em planos de ação efetivo para a empresa.
Assim, podemos saber como a empresa deve se posicionar para garantir maior retorno em suas estratégias de vendas e de marketing.
Será que é melhor vender em loja física ou online? Apostar em estratégias de marketing digital ou tradicional? Todas essas perguntas serão respondidas com as informações que coletaremos.
Mantenha um relacionamento mais próximo
É claro que os software também ajuda na retenção de clientes na farmácia ao auxiliar no relacionamento com o cliente.
Algumas empresas optam, inclusive, por sistemas com integração para pedidos online, o que é excelente para melhorar o atendimento e, consequentemente, o relacionamento com a clientela.
Além disso, os dados obtidos podem ser convertidos em ações de fidelização mais efetivas, afinal, saberemos exatamente o que o cliente busca ao fazer negócios com a nossa empresa.
O resultado é o relacionamento firmado para o longo prazo.
Foque em indicadores de desempenho
Para concluir, é importante lembrarmos que os sistemas disponíveis no mercado ajudam o gestor a acompanhar cada um dos indicadores de desempenho em tempo real.
Com isso, fica muito mais fácil fazer um diagnóstico da empresa e da situação da clientela, o que é excelente para trabalharmos em ações de retenção de clientes na farmácia.
Sem dúvidas, é com o monitoramento que podemos desenvolver a empresa e trabalharmos para garantir o sucesso em cada ação, principalmente quando estamos falando do assunto retenção, que requer uma avaliação fria da situação para que as necessidades reais do clientes sejam atendidas.
Gostou do nosso post sobre retenção de clientes na farmácia? Então, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de muito mais?