Não diferente de uma loja de produtos de varejo, o grande diferencial de uma farmácia é ter uma grande variedade de medicamentos em quantidade suficiente para que seja possível realizar uma venda a qualquer momento. Isso pode ocasionar um clássico problema de estoque, que pode ser sanado com o uso de softwares de automação comercial específicos para o segmento.
Os 5 principais motivos para investir em automação comercial em sua farmácia
A tecnologia, nos dias atuais, tem sido uma grande aliada dos empreendedores para fazer o gerenciamento do negócio. Apesar de o controle de estoque poder ser feito manualmente, a informatização da gestão da farmácia não somente agiliza a estocagem, como também proporciona uma melhor organização interna.
Com isso, há melhorias no desempenho do negócio, que acaba refletindo positivamente nas finanças e se apresentando com um bom custo-benefício. São inúmeras as vantagens dessa tecnologia. Confira agora cinco delas!
1. Vantagem competitiva em relação à concorrência
Há redução nos custos da farmácia quando se investe em automação comercial. O negócio passa a ter mais capital disponível, então, você pode reduzir os preços dos seus produtos — o que atrairia muitos clientes. Outro fator importante é a agilidade no atendimento.
Se o seu estabelecimento oferece produtos com qualidade, melhores preços e atendimento ágil, com certeza a compra será facilitada, e o retorno dos clientes bem maior. Esses processos automatizados ajudam a farmácia a ganhar força no mercado, eficiência e agilidade operacional — fazendo toda a diferença para os clientes.
Com a redução de custos que esse processo viabiliza, você passa a ter mais condição de investir em outras áreas fundamentais, como o atendimento ao cliente. Processos mais rápidos e novos recursos são pontos que serão fundamentais para sempre oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente escolha comprar em sua loja.
Devido à automação comercial feita com um software específico, a vantagem competitiva sobre seus concorrentes é algo que pode fazer diferença na hora das vendas.
2. Aumento da produtividade
Ao reduzir o tempo de realização de tarefas e processos, o resultado não poderia ser outro a não ser o aumento da produtividade. Além disso, o uso de software para gestão de farmácia elimina o número de tarefas desempenhadas simultaneamente, garantindo maior foco em cada uma das etapas de venda ou na gestão financeira por exemplo.
Assim, ao automatizar a gestão da farmácia, é possível executar controles financeiros e realizar vendas de forma rápida e eficiente. Outro fator importante da automação é que ela elimina a gestão financeira, o controle do estoque e o monitoramento das vendas feito por meio de planilhas — garantindo mais qualidade no atendimento ao cliente e maior dedicação em cada um dos processos.
Esse investimento também gera aumento significativo da produtividade empresarial, visto que a tecnologia possibilita o alcance de ciclos de produção bem mais eficientes, com capacidade de repetir comandos com velocidade e eficiência.
3. Acompanhamento de métricas importantes para o desempenho do negócio
A automação comercial possibilita ver como está o cenário atual da sua empresa, permitindo tomadas de decisão mais assertivas. Independentemente do tamanho da sua farmácia, consertar os erros de forma estratégica e fazer o acompanhamento do faturamento são ações que ajudam a aumentar a produtividade e lucratividade do negócio.
Várias coisas podem impedir o desenvolvimento de uma empresa, como má gestão do caixa, preços, qualidade do produto ou serviço, atendimento, entre outros. A informatização favorece uma leitura precisa e imediata do cenário atual do negócio — possibilitando avaliações em tempo hábil e acertos nas tomadas de decisão.
Por mais que seu negócio seja pequeno, trabalhar para mudar os erros estratégicos, acompanhar a performance do faturamento e observar as falhas são ações de sustentabilidade. É importante lembrar que quando o gestor se ausenta, os meios tecnológicos permitem acesso remoto a todas as informações referentes ao controle administrativo.
4. Melhoria no atendimento ao cliente
Parece clichê dizer que os clientes são o principal fator para o sucesso de qualquer negócio, mas essa é a mais pura verdade. Diante disso, a automação da gestão de uma farmácia também ajuda na experiência das pessoas.
Os funcionários podem se dedicar mais durante o atendimento ao cliente pelo fato de conseguirem reduzir a quantidade de processos manuais e o tempo gasto para realizar procedimentos e tarefas — motivando pessoas a fazer compras e superar suas expectativas em relação ao negócio.
A automação da gestão é essencial para todos os empreendimentos que desejam obter bons resultados no mercado. Sem ela você corre o risco de deixar seu negócio para trás. É bem agradável ir a uma farmácia em que não há filas enormes para comprar medicamentos e quando o atendimento do caixa é mais ágil do que se imagina.
Quando você se coloca no lugar dos clientes, não é difícil notar que a automação comercial faz a diferença em qualquer estabelecimento. Além disso, seus funcionários terão mais tempo para se dedicarem ao atendimento utilizando processos automatizados que vão enriquecer a experiência de compra.
5. Monitoramento de compromissos fiscais
Ficar livre de multas ao manter e empresa legalizada é uma das vantagens que a automação comercial traz. Isso acontece porque é muito mais simples organizar e apurar tributos obrigatórios quando os processos funcionam de maneira informatizada. Por mais competentes que sejam os funcionários, sempre tem algo do qual podem esquecer, gerando dor de cabeça ao gestor.
Com esses processos fica mais fácil não deixar nada para trás, já que ajudam muito na apuração e organização dos tributos obrigatórios diante do fisco. Sendo assim, a tecnologia traz muito mais segurança para o empreendedor que sabe bem a importância de se manter legalizado.
Em síntese, como vimos neste artigo, a automação comercial de uma farmácia pode reduzir custos por permitir o planejamento da renovação do estoque. Também otimiza as ações de gerência ao organizar informações sobre os produtos com o simples gesto de passar um leitor em determinado item.
A automação comercial gera relatórios e informatiza a compra de um novo estoque de acordo com os dados de vendas. Lembrando que é muito importante contratar um software bom, seguro e específico para drogarias, como por exemplo o da Interativa, empresa especializada que está no mercado desde 1995, desenvolvendo sistemas para o varejo farmacêutico.
Agora que você sabe a importância de se investir em automação comercial em sua farmácia, aproveite para fazer um teste gratuito do nosso software!