Sistema para farmácias ou drogarias como treinar os funcionários a usar, a tecnologia tem sido uma ótima estratégia para gestores do ramo farmacêutico: automatização de tarefas e maior facilidade em fazer o controle de estoque e de clientes são efeitos percebidos rapidamente ao adotar sistemas para farmácias.
Contudo, toda inovação precisa ser acompanhada de perto — tanto por gestores quanto por funcionários. O treinamento e a prática garantem que esses softwares sejam utilizados da maneira correta e auxiliem nos objetivos da drogaria em todas as esferas, e não apenas na financeira, como se pode pensar em um primeiro momento.
Sistema para farmácias ou drogarias como treinar os funcionários a usar
Você sabe como promover o melhor treinamento para sua equipe ao investir em sistemas de gestão? Mostraremos como fazer isso, porém, antes, é importante que você conheça as principais vantagens do uso de sistemas para farmácias. Vamos lá!
Algumas das principais vantagens do uso de sistemas para farmácias
Os softwares de gestão são uma excelente ferramenta para as farmácias, apresentando uma série de vantagens para os estabelecimentos que os utilizam. Veja os principais deles a seguir.
Melhora na gestão financeira
Farmácias que ainda não foram informatizadas têm o péssimo hábito de anotar as vendas diárias em um caderno ou tabela do Excel, para controlar o fluxo de caixa diário do estabelecimento, por exemplo. Essa prática é errada, pois é muito fácil que deslizes sejam cometidos em casos assim.
Com o uso de um software específico de gestão para farmácias, você terá um sistema completo de organização, em que poderá registrar todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período. Além disso, você poderá categorizar as receitas e despesas em diferentes categorias, por exemplo.
Otimização de tempo
O dia a dia em uma farmácia é muito corrido, e é natural que os colaboradores precisem atender aos clientes, organizar prateleiras e gôndolas, receber representantes comerciais de laboratórios, entre outras atividades. Por isso, otimizar o tempo e automatizar algumas tarefas é fundamental.
Com um sistema para farmácia, você poderá armazenar todas as informações de cadastro dos clientes, verificar se um produto está ou não disponível para venda, fazer cálculos de previsão de entradas e saídas de renda etc. Tudo isso de forma muito mais rápida e — o que é melhor — sem a possibilidade de que ocorram erros.
Controle de estoque
O controle de estoque é muito importante para as farmácias, pois garante que medicamentos e outros produtos não percam o prazo de validade antes de serem comercializados, por exemplo.
De tal modo, ao utilizar um software que ofereça o controle de estoque como diferencial, o proprietário da drogaria poderá adotar técnicas como a PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), em que os produtos que dão entrada antes na farmácia devem ser os primeiros a serem vendidos.
Além disso, o controle de estoque também é útil para que as compras sejam programadas com maior exatidão. Isso se justifica pelo fato de que é possível gerar a curva de demanda dos produtos que são mais vendidos no estabelecimento.
Assim, os responsáveis pelas compras saberão exatamente quais produtos não podem deixar de ser adquiridos e quais têm menos saída e podem ser solicitados menos vezes aos laboratórios.
Foco no mercado farmacêutico
É importante ressaltar que existem softwares exclusivos para o mercado farmacêutico. Isso quer dizer que todas as funcionalidades e ferramentas do sistema foram planejadas e estão voltadas ao dia a dia de uma farmácia ou drogaria.
Por isso, quando for adquirir um sistema, é preciso sempre escolher um que seja apropriado para esse nicho e que não seja genérico, podendo servir tanto para uma farmácia quanto para uma padaria, por exemplo. Afinal, quando não é pensado com exclusividade, itens importantes para a área farmacêutica podem ser deixados de lado.
Passo a passo para treinar os colaboradores
Agora que você já conhece as vantagens de um software de gestão para farmácias, é chegado o momento de saber como treinar os seus colaboradores para utilizá-los. Veja nosso passo a passo:
1. Mostre como os processos funcionam
Antes da adoção desse software, seus funcionários podem estar engessados com algumas práticas pouco otimizadas. O ideal é que você, gestor, acompanhe e tenha auxílio de parceiros fornecedores dessa tecnologia.
Assim, além de ter um suporte técnico, a equipe se sentirá motivada com o representante principal da farmácia ao lado deles. Instigue a curiosidade do time, fomente os benefícios dessa atualização e deixe claro como isso pode ajudar o negócio e o dia a dia dos funcionários.
Trabalhos menos burocráticos geram satisfação durante a rotina profissional, então, certifique-se de que todos estejam cientes dessas vantagens.
2. Acompanhe as dificuldades
Assim como com qualquer novidade, seu time pode encontrar dificuldades de adaptação. A importância de você monitorar quais são os maiores problemas encontrados se dá, principalmente, nessa situação.
A comunicação aqui é fundamental para que o sistema para farmácias seja um diferencial no seu negócio: ouça quais são os pontos fortes e fracos, aprenda o layout, atualização dos dados etc.
Imagine que seu time não consiga usar determinada ferramenta do sistema para seu público: a perda de potenciais clientes pode custar a estabilidade financeira da sua atividade!
Por isso, mantenha a atenção nesse aspecto! Assim, será possível usar a tecnologia da melhor forma, evitando que esses casos atrapalhem o dia a dia da empresa e desmotivem a equipe.
3. Monitore a aplicação na prática
A teoria do uso é fundamental para que os funcionários entendam como utilizar uma ferramenta nova, mas é na prática que eles enfrentarão o dia a dia e a utilização do sistema.
Aqui, se fazem importantes dois pontos:
- o bom treinamento por meio dos fornecedores;
- o acompanhamento do gestor.
Bons fornecedores podem ser um diferencial na hora de um suporte técnico, bem como para ensinar como utilizar um sistema para farmácias da melhor maneira. Assim, seus funcionários estarão aptos para utilizar todas as ferramentas disponibilizadas para a atividade.
Tão importante quanto um parceiro experiente, gestores precisam acompanhar essa rotina de aplicação do software na empresa! Participar dos treinamentos e demonstrar interesse nessa inovação ajuda na correção de problemas e serve como referência para toda a equipe!
Afinal, um gestor preocupado com os desafios de seus colaboradores é inspira nos colaboradores o ímpeto de trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso, ainda mais quando se utilizam sistemas para farmácias adequados.
Entendeu como é importante utilizar um software de gestão para drogarias e treinar os seus colaboradores para utilizá-los? Então entre em contato com a Interativa TI, que tem mais de 23 anos de experiência no mercado farmacêutico e pode desenvolver o sistema ideal para o seu estabelecimento se destacar e vender muito mais!